19 de abr. de 2007

Dogmáticos X Teologia da Libertação

Para constar nos anais da história, transcrevo abaixo os debates que estão ocorrendo durantes os últimos dias acerca da Teologia da Libertação na América Latina.

CARTA DE DOM PEDRO CASALDÁLIGA


A VERDADE, PILATOS, É…
Em fraterna comunhão total com Jon Sobrino,
teólogo do Deus dos pobres,
companheiro fiel de Jesus de Nazaré,
testemunha dos nossos mártires.

Que é a verdade? Quem tem a verdade? Qual é a política verdadeira? Qual é a verdadeira religião? Essas perguntas, com tom diverso e às vezes provocando desconcerto e indignação, são perguntas universais e de cada dia e não as podemos ignorar, nem na política, nem na religião. A globalização, se por um lado nos amarra ao lucro desalmado, por outro lado nos proporciona espaços novos de diálogo e convivência, na verdade compartilhada.
Nossa Agenda Latinoamericana Mundial, nestes anos de 2007 e 2008, pergunta pela verdadeira democracia e denuncia a falsa política. Em 2007, “Exigimos e fazemos outra democracia”; e, em 2008, “A política morreu, viva a política”.
Aqui, em Nossa América, no meio de ambigüidades, crispações e desencantos, esta-se dando uma virada para a esquerda. Mas, em congressos e publicações, estão-se fazendo as perguntas inevitáveis: O que é a esquerda, o que é a democracia, qual é a verdadeira política, qual é a verdadeira religião, qual é a verdadeira igreja?
Não tem dúvida que caminhamos, apesar das dramáticas estatísticas que o PNUD e outras instituições de opinião nos dão. São 834 milhões de pessoas as que passam fome no mundo e cada ano são 4 milhões mais. Um 40% da população mundial vive na pobreza extrema. Na América Latina são uns 205 milhões de pessoas na pobreza. Na África Sub-saariana são 47 milhões. O economista Luís de Sebastián recorda que “África é pecado de Europa”, a maior dívida atual da Humanidade. O mundo gasta anualmente um trilhão de dólares em armas, quantidade 15 vezes superior à quantidade destinada à ajuda internacional... A desigualdade em nossa aldeia global é uma verdadeira blasfêmia contra a fraternidade universal. Um exemplo: a renda anual das pessoas mais ricas (em média) dos EE UU é de 118.000 dólares; e a renda anual das pessoas mais pobres (em média) de Serra Leoa é de 28 dólares.
Caminha o diálogo ecumênico e inter-religioso, mas ainda nas margens, minoritário ainda. O fenômeno grave e mundial da migração está exigindo respostas e decisões que afetam aos diferentes povos e culturas e religiões. De quem é a verdade? De quem não é?
A Igreja, a Igreja católica, celebra, em Aparecida, (Brasil), neste mês de maio, a V Conferência do Episcopado Latinoamericano e Caribenho. E já se têm levantado vozes, sinceras e dignas de toda participação, cobrando “o que não pode faltar em Aparecida”: a opção pelos pobres, o ecumenismo e o macroecumenismo, a vinculação de fé e política, o cuidado da natureza, a contestação profética ao capitalismo neoliberal, o direito dos povos indígenas e afroamericanos, o protagonismo do laicato, o reconhecimento efetivo da participação da mulher em todas as instancias eclesiais, a corresponsabilidade e a subsidiariedade de toda a Igreja, o estímulo às CEBs, a memória comprometedora dos nossos mártires, a inculturação sincera do Evangelho na teologia, na liturgia, na pastoral, no direito canônico. Em fim, a continuidade, atualizada, da nossa “irrenunciável tradição latinoamericana” que arranca, sobretudo, de Medellín.
O tema do V CELAM é: “Discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que n’Ele os nossos povos tenham vida. Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. (As discípulas e missionárias, não entrando no enunciado, esperamos que entrem nas decisões da Conferência...). O discipulado e a missão são a vivência concreta e apaixonada do seguimento de Jesus, “na procura do Reino”. O teólogo A. Brighenti assinala que o déficit eclesiológico do Documento de Participação se expressa, sobretudo, no eclipse do Reino de Deus, citado apenas duas vezes em todo o documento. Por que será que se tem tanto medo ao Reino de Deus, que foi a obsessão, a vida, a morte e a ressurreição de Jesus?
Nessa Conferência do CELAM não está tudo tranqüilo. Com um gesto mais do que suspeito, agora, nas vésperas da Conferência, estourou o processo do nosso querido Jon Sobrino. Muito sintomático, porque um cardeal da Cúria romana já tinha declarado que antes de Aparecida estaria liquidada a Teologia da Libertação. Esse ilustre purpurado terá de reconhecer, imagino, que depois de Aparecida continuará vivo e ativo o Deus dos pobres, e continuará subversivo o Evangelho da libertação; e que infelizmente a fome, a guerra, a injustiça, a marginalização, a corrupção, a cobiça, continuarão a exigir da nossa Igreja o compromisso real ao serviço dos pobres de Deus.
Eu escrevi a Jon Sobrino, recordando-lhe que somos milhões os que o acompanhamos e é, sobretudo, Jesus de Nazaré quem o acompanha. Recordava a Jon aquela décima que escrevi a raiz do martírio de seus companheiros da UCA: “Ya sois la verdad en cruz / y la ciencia en profecía / y es total la compañía, / compañeros de Jesús”. Por tua santa culpa, dizia-lhe a Jon, muitos estamos ouvindo, transpassada de atualidade, a pergunta decisiva de Jesus: “E vocês, quem dizem que Eu sou?” Por que é ao verdadeiro Jesus a quem queremos seguir.
Com desdém prepotente Pilatos pergunta a Jesus o que é a verdade, mas não espera a resposta e o entrega à morte e se lava as mãos. Maxence van der Meersch responde a Pilatos e nos responde a todos: “A verdade, Pilatos, é estar do lado dos pobres”. A religião e a política têm de acolher essa resposta até as últimas conseqüências. Toda a vida de Jesus, aliás, é essa mesma resposta. A opção pelos pobres define toda política e toda religião. Antes era “fora da Igreja não há salvação”; depois, “fora do mundo não há salvação”. Jon Sobrino nos recorda, mais uma vez, que “fora dos pobres não há salvação”. João XXIII advogava por “uma Igreja dos pobres, para que fosse a Igreja de todos”. O certo é que os pobres definem, com sua vida proibida e com sua morte “antes de tempo”, a verdade ou a mentira de uma Sociedade, de uma Igreja. Diz nosso Jon Sobrino: “Quem não saiba explicitamente de Deus, já o terá encontrado se amou ao pobre”; e isso diz repetidamente o Evangelho na palavra e na vida de Jesus, em seu presépio e em seu calvário, nas bem-aventuranças, nas parábolas, no julgamento final...
Irmãos, irmãs, gente querida e tão próxima no mesmo desvelo e na mesma esperança, sigamos. Tentando “fazer a verdade no amor”, como pede o Novo Testamento, em comunhão fraterna e na práxis libertadora. “Com os Pobres da Terra”. Sendo “vidas pelo Reino da Vida”, como apregoávamos na Romaria dos Mártires da Caminhada.
Seja esta pequena circular um grande abraço de compromisso, de gratidão, de esperança invencível, Reino adentro.

Circular 2007
24 de março, Páscoa de São Romero


RESPOSTA DO SR. FELIPE AQUINO DA CANÇÃO NOVA


D. Pedro Casaldáliga,
lamento profundamente o seu artigo A VERDADE, PILATOS, É... onde o Sr. mostra que apesar de já advertido cordialmente pelo Vaticano continua incorrigível, envenenando o povo com a teologia da libertação, que aniquila a verdadeira fé, subverte a salvação soteriológica como disse o então Ratzinger.
Por que será que ele agora é Papa? Deixe-me dizer que é porque o Espírito Santo o escolheu através dos cardeais, de maneira tão rápida... Ou será que os cardeais para o Sr. também são fantoches?
Não, D. Casaldáliga, Cristo conduz a sua Igreja, ou será que não acreditas mais nisso? (Mt 28,20; Jo 16,12-13; 14, 15.16, favor conferir). Se não crês mais nisso, não deverias estar mais nessa Igreja, por coerência. "Quem vos ouve a mim ouve, quem vos rejeita a mim rejeita" (Lc 10,16).
Chega D. Casaldáliga de pessoas como o Sr., que mesmo como bispo emérito, carregado de anos, continua como Boff, Betto, Jon, etc. a discordar da Igreja, a criticar o Papa e tudo mais. Seria mais conveniente e coerente deixar o redil que o Papa conduz e não agitar mais este Rebanho que "o Senhor conquistou com o seu sangue" (At 20,28).
Sinceramente tenho que lhe dizer; o Sr. já agitou muito esta América Latina; por que não vai agora descansar na sua Espanha tão longe de Deus, tão atéia, tão descristianizada; Cristo agradeceria a sua volta para lá para reacender lá, na sua terra, o Cristianismo que agoniza. Tenha agora um pouco de amor a seu povo que agoniza na fé. Disso o Sr. nunca falou nada. Aprovar o aborto, a eutanásia , o casamento de homossexuais, a ordenação de mulheres, etc, para vocês da teologia da libertação não tem nada demais... que horror! É como se Cristo e o Espírito Santo tivessem enganado a Igreja durante 2000 anos.
Não espere não uma mudança do Papa bávaro, Ratzinger, o Espírito Santo o fez Papa para vencer o ateísmo e a ditadura do relativismo religioso e moral que a teologia da libertação encobre e aprova na surdina. Por favor, não descaracterize a viagem do nosso Pastor, do "Joseph de Deus" que vem a nós. Não jogue o povo de novo contra ele e contra a Igreja, mais uma vez como fez duramente com João Paulo II.
D. Casaldáliga, D. Paulo Arns já está descansando embora entre nós, também D. Luciano Mendes, D. Ivo, D. Hipólito...um a um dos que erraram o caminho, o Espírito Santo está retirando do palco. Me desculpe, diante do seu artigo, não pude me calar, para o bem da Igreja e dos seus filhos.

Prof. Felipe Aquino

CONTRA-RESPOSTA AO SR. FELIPE AQUINO POR CLAUDEMIRO NASCIMENTO


ANÁS OU CAIFÁS? NÃO IMPORTA... É FARISEU!

Relutei muito para escrever poucas palavras. Palavras que refletem minha indignação pedagógica como sempre, mas antes de tudo, trata-se de uma indignação evangélica, reinocêntrica. Há algum tempo estou vendo a execração pública daqueles e daquelas que defendem a Teologia da Libertação, bem como os que acreditam na opção preferencial pelos pobres e excluídos. Trata-se da mesma opção de Jesus. Todos sabem quem eram os amigos de Jesus, com quem Jesus andava e com quem se relacionava. Não preciso aqui citar textos do Evangelho para comprar este fato, está lá. Os leprosos, os doentes, os paralíticos, os cegos, os camponeses, as mulheres, os jovens, as prostitutas, entre outros, são todos e todas os preferidos de Deus. Ninguém poderá negar esta verdade histórica. Temo que tentem mudar as palavras do Evangelho daqui em diante, seria no mínimo compreensível em se tratando de tempos escuros que a Igreja de Roma vive.

No entanto, algo me perturba. As palavras contra Dom Pedro Casaldáliga proferidas por aquele que se diz professor, membro da comunidade Canção Nova, Felipe Aquino, foram deveras ofensivas contra um homem santo. Não falo da santidade canônica, mas da santidade de vida, do testemunho, do diálogo, do serviço, do anúncio do Evangelho e da denúncia profética contra as injustiças sociais, entre elas, o latifúndio e o desrespeito aos povos indígenas.

Ao mesmo tempo que me perturbou não assustou-me. Compreendi perfeitamente a nova tentativa de execração contra os bispos e com eles todo o Povo de Deus que construiu uma Igreja do Povo e como disse nosso querido João XXIII, a Igreja dos Pobres. Há tempos, o Anás-Caifás da Canção Nova vem tentando instigar uma guerra demoníaca contra Frei Betto, Leonardo Boff, Jon Sobriño, Carlos Mesters, Clodovis Boff e agora Dom Pedro Casaldáliga, Dom Paulo Evaristo Arns, Dom Luciano Mendes de Almeida, Dom Ivo e Dom Adriano Hipólito.

Por que tanto ódio? Por que tanta discórdia num coração que se apresenta ao público na televisão como se fosse O Teólogo, sendo que nem cursou uma disciplina sequer de Teologia? Por que a perseguição contra homens que doaram suas vidas pela causa de Jesus que, em muitos momentos, não é a mesma causa da Igreja de Roma? Considero preocupante o momento em que vivemos.

O fariseu que destilou tal inverdades considera a Teologia da Libertação um veneno. Pergunto: a serviço de quem está este Anás-Caifás? Sei que é a serviço daqueles mesmos que há 2000 anos mandaram prender e matar Jesus na cruz. Mas, hoje, quem são eles? Não tenho dúvidas que o fariseu de plantão se encontra a serviço dos grupos hegemônicos que conseguiram encontrar uma forma poderosa de penetrar na Igreja via movimentos neo-pentecostais que exaltam a Teologia da Prosperidade e o Espírito do Capitalismo. Infiltraram-se nas comunidades para destruírem o ideal do Evangelho e, com isso, restabelecer o retorno a Cristandade Medieval: Sallus ecclesiam non est. É realmente vergonhoso, a elite se utilizar da Igreja para atacar o que mais temiam, a conscientização do povo. Por isso mesmo é que tentam novamente aprofundar o nível de alienação dos católicos hoje.

Sei perfeitamente que não deveríamos responder ao fariseu de plantão. Mas se Jesus perdoou Anás e Caifás em seu tempo por que não perdoaríamos hoje? Não podemos concordar com o fariseu da Canção Nova que se esconde por trás de uma televisão para cumprir seu officium maior: eliminar todas as tendências de libertação que venham afetar seu grupo econômico. O Anás-Caifás de nossos dias se encontra extremamente ligado aos mesmos que ontem mataram Irmã Dorothy, Padre Josimo, Padre Ezequiel, Marçal, Santo Dias, Joílson, entre tantos mártires. É a eles que o Anás-Caifás responde camufladamente, é claro.

A CNBB e os bispos do Brasil, as igrejas-irmãs, todos os homens e mulheres de bem são chamados a dar um basta nisso. Não podemos nos silenciar diante de uma frase como esta: “D. Casaldáliga, D. Paulo Arns já está descansando embora entre nós, também D. Luciano Mendes, D. Ivo, D. Hipólito... um a um dos que erraram o caminho, o Espírito Santo está retirando do palco”. O fariseu fala em nome de quem? Da Igreja do Brasil? De quem? Da Canção Nova? Por mais que discorde das práticas pastorais dos bispos acima citados, o mesmo deveria ter o bom senso da alteridade e respeitar as decisões da Igreja do Brasil que foram coletivamente decididas entre todos os bispos.

Ao contrário do Anás-Caifás de plantão não pude me calar, para o bem do Reino, que está acima da Igreja que é feita por mãos humanas. Espero ver a indignação evangélica dos bispos, dos padres e do Povo de Deus que se encontram em nossas comunidades invadidas pela “praga” farisaica que todos sabemos qual é.

Do irmão da caminhada

Claudemiro Godoy do Nascimento
Filósofo e Teólogo. Mestre em Educação pela Unicamp. Doutorando em Educação pela UnB. Professor da Universidade Estadual de Goiás – UEG.
E-mail: claugnas@terra.com.br


RESPOSTA DO SR. FELIPE AQUINO A CLAUDEMIRO NASCIMENTO


Claudemiro,


D.Pedro insinuou que o Papa e a Curia Romana agem como Pilatos, e voce acha que nós temos de ficar calados?... Até quando ele pensa que pode ofender o Papa e a Santa Sé?
Antes de tudo quero dizer que a minha Carta a D. Pedro foi exclusiva para ele; não a coloquei no Portal da Canção Nova, nem no meu blog e nem na minha página na internet; não a divulguei nem pela Rádio e nem pela TV Canção Nova. Lamento alguém ter agido de maneira anti-ética e a ter divulgado. Não foi uma Carta Aberta. Se fosse esta a intenção ela seria mais explicativa. Houve infelizmente uma violação de correspondência.
D. Pedro me respondeu em duas linhas me dizendo apenas que fica feliz por haver na Igreja diversidade de pensamentos.
A Canção Nova não tem nada a ver com isso; e ninguém lá tem responsabilidade por isso; portanto seria injusto e desleal querer partir para acusações à CN. A iniciativa foi somente minha.
Já que infelizmente a carta veio a público, contra a minha vontade, quero dar algumas explicações. Conheci D. Luciano, conheço D. Paulo e D. Pedro, e não deixo de reconhecer os seus méritos e o valor de cada um; e minha intenção não foi de ofende-los; mas apenas dizer que sempre discordei profundamente do caminho que tomaram, dando o apoio que sempre deram à teologia da libertação (com o desagrado do Vaticano).
Quis lamentar não terem colocado todo o potencial e luta que vivem e viveram em outra direção, numa catequese mais espiritual. É apenas isso.
Quando eu disse que “erraram o caminho” e que o Espírito Santo os tirou do palco, não foi com maldade ou com a intenção de ofendê-los ou de dizer que desejava a sua morte; apenas quis dizer - e nada mais - que graças a Deus deixaram de emprestar sua voz em defesa da teologia da libertação, que eu considero a pior coisa que aconteceu na Igreja aqui nos últimos anos, pois esvaziou a fé, politizou-a; deixou o povo `a mingua da verdadeira catequese, esqueceu da moral, abandonou o sagrado, e forçou o povo a buscar tudo isso nas seitas e igrejas protestantes.
O pregador do Papa, frei Cantalemessa, disse certa vez que que a TL fez uma opção preferencial pelos pobres, mas estes fizeram uma opção preferencial pelas seitas, porque ficaram sem Deus. Os jovens e muitos adultos não sabem o que são os Sacramentos, os Mandamentos, os pecados capitais, o Credo, nada... Durante anos ensinaram-lhes apenas que o único pecado era o social, o social, o social,...
Não fosse o advento da Renovação Carismática (ação do Espírito Santo em todo o mundo!) a devolver ao povo o sagrado e a Palavra de Deus, e trazer o povo de volta para a Igreja (isto é inegável), acho que sucumbiríamos.
O então Cardeal Ratzinger, hoje Papa, em 1984 disse que "a teologia da libertação é uma heresia singular" (“Eu vos explico o que é a Teologia da Libertação, em TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO, editora Cléofas, SP); eu fiquei assustado quando eu li esta carta do homem que era o Prefeito da Congregação da Fé.
Como não dar um peso enorme a essas palavras que vêm de um homem que foi o braço direito do Papa, e agora Papa? Se o Magistério da Igreja afirma que a TL é uma “heresia singular”, o que fazer, senão combate-la?
Fiz questão de me aprofundar no assunto, li muitos livros, ouvi Bispos e constatei que era mesmo verdade. Fiquei horrorizado com as posições (imorais) de adeptos da TL, como frei Betto, e a posição herética de frei Boff no livro IGREJA CARISMA E PODER (Vozes); questionando a perenidade dos Dogmas e a Instituição divina da Igreja.
Sei que há pessoas "heróicas" , mas que erraram o caminho; "de boas intenções o inferno está cheio", diz o povo. Em matéria de fé e de doutrina não basta ter heroísmo, é preciso obedecer a Igreja e seu Sagrado Magistério.
Mais uma vez digo que reconheço as lutas árduas dos Bispos ligados à TL, mas lamento que tenham seguido este caminho, repito, condenado pela Igreja. Nada mais.
Não podemos disfarçar e escamotear a verdade; as ações do Papa João Paulo II atestaram isso: Por que ele dividiu a arquidiocese de S.Paulo em 4 no tempo de D.Paulo? Por que ele levou D.Luciano para Mariana e não para uma grande capital? Como Presidente da CNBB por tantos anos, em SP esperavam que D.Luciano fosse a cardeal; não foi; por que? Por que o Papa não nomeou bispos comprometidos com a TL? Ora, é fácil fazer uma leitura de todos esses fatos.
Ora, nunca ninguém neste mundo, durante 2000 anos, fez tanta caridade e defendeu tanto os fracos e oprimidos (asilos, creches, sanatórios, hospitais, escolas, etc., etc., etc.), como a Igreja, e ela nunca precisou de "métodos especiais", inspirados no marxismo, para promover o pobre. Quem promoveu tanto os fracos como os Santos? Mas lhes deram Deus acima de tudo, e nunca estimularam ações fora da lei (invasões de terra, e outras coisas). João Paulo II disse aos bispos do Brasil em 1996 que "o povo tem muito mais fome de Deus do que de pão". A caridade de Cristo não pode envolver luta de classes e desrespeito às leis. É crime incentivar movimentos que agem fora da lei como o MST, que nem coragem tem de se legalizar, afim de poder conseguir as benesses do governo Lula sem poder ser pego nas malhas da lei.
Segue duas respostas: do Pe. José Antônio e do Pe. Geraldo, ambos da Diocese de Mariana.

Brasília, 9 de abril de 2007

Prof. Aquino,
Li seu comentário sobre o artigo de Dom Pedro Casaldáliga A Verdade, Pilatos, é... Não imaginava que seu fundamentalismo e sua fúria contra a teologia da libertação e seus teólogos chegassem a tanto. Tão pouco poderia supor que trouxesse sementes de xenofobia em sem coração. Sim, porque propor a dom Pedro que volte para sua pátria de origem é, no mínimo, sinal de xenofobia. Esse como os demais sentimentos expressos em sua resposta não coadunam, em absoluto, com o ser cristão. Sua defesa da fé cristã e da Igreja nos passa a imagem de um cristão modelar, ilibado, portanto, não lhe caberiam tais sentimentos.
Que o senhor faça opção por uma eclesiologia alienada e alienante, alimentada por uma cristologia, da mesma forma, desencarnada e a-histórica, a gente compreende e aceita. Agora, desqualificar com linguagem arrogante, xenófoba, fundamentalista, homens que fazem e fizeram de sua vida, tal como Cristo, um aniquilamento em favor dos pobres e excluídos, é imoral, antiético, anticristão. O amor deles pela Igreja de Cristo é de tal profundidade que ultrapassou sua capacidade de compreendê-los. Talvez isso o tenha deixado confuso, perturbado, levando-o a escrever o que escreveu.
Sua resposta, prof. Aquino, revelou seu desequilíbrio diante do plural e diferente que marcam não só a sociedade como também a Igreja nela inserida. Mais ainda. Transpirou ódio contra homens que são referência para a Igreja do Brasil e cuja vida é admirada por todos que sonham com uma Igreja servidora dos pobres. O senhor tem ciúmes por não ser capaz de dar semelhante testemunho da fé?
Ah, se o senhor conhecesse esses homens!.... Mas, fique tranqüilo. A grandeza deles, sua honra, seus méritos, não serão afetados por suas palavras. Tanto os que caminham conosco, dom Pedro e dom Paulo, quanto os que, merecidamente, participam da Glória do Pai, dom Luciano e dom Hipólito (para ficar apenas nos que foram citados em seu artigo) já perdoaram seu desvario. A santidade deles é infinitamente maior que seu fundamentalismo arrogante e preconceituoso. Esta é sua sorte: o coração deles é grande o suficiente para perdoar os míopes na fé.
Como o senhor está bastante desinformado sobre a biografia dos que afirma terem "errado o caminho", envio, anexos, alguns depoimentos e testemunhos acerca da vida e da obra de dom Luciano com quem convivi 18 anos na diocese primaz de Minas Gerais. Sinto, portanto, o dever imperioso de dizer-lhe que, ao ofender dom Luciano, o senhor ofendeu toda a Arquidiocese de Mariana e a Igreja do Brasil.
Ao terminar, faço minhas as palavras de dom Demétrio Valentini, bispo de Jales (SP):
"A morte permitiu também que D. Luciano usasse da mesma delicadeza que sempre teve com as autoridades eclesiais, que nem sempre compreenderam sua grandeza de ânimo. Completados 75 anos, já tinha apresentado ao Papa sua carta de renúncia. Pois bem, a morte de D. Luciano livrou a Igreja de um constrangimento crucial: dispensar os serviços de uma pessoa tão indispensável como D. Luciano! Deus mesmo se encarregou de aceitar, não sua renúncia, mas sua própria vida. Agora, o povo está disposto a dispensar a Igreja de outro constrangimento: canonizar logo D. Luciano. Pois todos já temos completa certeza, a mesma do centurião ao pé da cruz: Verdadeiramente, este homem foi um santo!"
Igualmente, faço minha a afirmação de Cândido Mendes ao discursar minutos antes do sepultamento de seu irmão cuja vida e obra jamais se apagarão de nossa memória:
"Não sei se a melhor forma de falar de Dom Luciano é: 'Enfim, descansou'. Descansou coisa nenhuma! Dom Luciano, necessariamente em Deus, vai continuar, não na facilidade do apenas merecer a vida eterna. Ele já está fazendo muito barulho na comunhão dos santos no que efetivamente representa esta condição.
Também não me digam que temos um santinho lá no céu. Por favor, Dom Luciano não é, primeiro, nenhum diminutivo, a não ser o diminutivo carinho. Em segundo lugar, o que quero salientar é que o que Dom Luciano nos dá, definitivamente, é a alegria do céu trazida para a terra. Dom Luciano não é um santinho lá. Ele é a presença invasora, permanente, da graça e de Deus entre nós".

Com votos de feliz páscoa,

Pe. Geraldo Martins
Assessor da CNBB – Comunicação e Informática
http://www.arqmariana.com.br/Pe_Geraldo_Dias/2007/Geraldo_09_abril_07.htm


Carta a Felipe Aquino
Sr. Aquino;
Tenho certeza absoluta de que você não conheceu dom Luciano e não conhece dom Paulo Evaristo, dom Pedro Casaldáliga e outros pastores que critica.
Quem conhece não teria a coragem de escrever o que você escreveu.
Convivi por mais de 15 anos com dom Luciano. Sou testemunha do seu amor incondicional à Igreja, a Jesus Cristo, aos pobres e sofredores, aos presidiários, aos enfermos. Sou testemunha das noites passadas em claro, das viagens de ônibus, da presença nos lugares mais simples. Sempre mostrou ao povo um Deus mãe, como sempre enfrentou com coragem profética os que exploram e oprimem.
Já com câncer, pouco antes de ser internado pela última vez, se juntou ao povo que lutava por energia elétrica mais barata, para enfrentar os soldados que atacavam aquela gente simples a cavalo, com armas e cachorros.
Se você conhecesse um por cento do que fez e foi dom Luciano, não teria a petulância e a falta de respeito de dizer que o Espírito Santo o tirou do palco.
Isso dói lá no fundo do coração, porque é um insulto ao próprio Deus, é pisotear a memória de alguém que deixou uma vida de conforto, no seio de uma família abastada, para viver pobre e pelos pequenos. É espezinhar a honra de alguém que é venerado por tantos e tantos que o veneram.
É pena que você não tenha tido a honra de conhecê-lo, de saborear da sua sabedoria e santidade, da sua sensibilidade e coragem profética.
Você também não conhece dom Paulo. Não sabe do seu sofrimento, da sua coragem, dos riscos que correu durante o tempo da ditadura, para defender torturados e injustiçados. Ou você faz parte dos torturadores? Ou você é da elite que sempre pisou e explorou o povo brasileiro?
Você não conhece dom Pedro, que deixou um país europeu, que abriu mão de qualquer conforto para se embrenhar no interior mais esquecido do Brasil, numa região onde padres e bispos se negam a ir, para ser pastor e enfrentar os donos do poder e do dinheiro. Que viu morrer um companheiro, quando a intenção era matá-lo, justamente quando defendiam uma mulher marginalizada e injustiçada.
Perdão, mas essas pessoas falam muito mais de Jesus Cristo do que você e até mesmo que nosso querido papa. São sinais e encarnação do Jesus simples, que era boa notícia para os pequenos e sofredores, e uma pedra no sapato para os grandes e opressores.
É pena que a diocese de Mariana tenha aberto as portas para receber nos próximos dias um grupo de evangelizadores da Canção Nova. Esse grupo não poderia ser bem-vindo numa Igreja onde seu pastor é considerado como alguém que errou o caminho. Um grupo que tem alguém capaz de dizer que "João Paulo II escondeu D. Luciano em Mariana".
Pelo menos de minha parte, vocês não merecem nossa acolhida.
Já dei meu parecer contra a vinda do grupo a Barbacena, onde trabalho, e vou encaminhar meu repúdio a Viçosa, onde vão se apresentar.
Que Deus o perdoe.

Pe. José Antonio de Oliveira

28 comentários:

Anônimo disse...

Meu Deus, que parem de deturpar e acrescentar coisas ao e-mail do professor Felipe Aquino. Pela resposta dele dá para perceber quão sensata é sua posição. Parem de polemizar e refiltam sobre a verdade deste profeta de nossos tempos. A Igreja só tem a ganhar com as direções do Papa e do Magistério. Viva Jesus! Jesus, não Marx; o terço, a bíblia e não o manifesto comunista. Pelo amor de Deus, deixam o povo rezar, enocntrar Deus. Sempre fui pobre, aí de mim se não tivesse encontrado Jesus na Igreja, na RCC. Ai de mim se a Igreja me desse o mesmo que meu professor de sociologia.

Somos todos irmãos. Debatamos sem ofensas.

Anônimo disse...

Teologia da Libertação é veneno e lixo, esse relativismo que compara Nosso Senhor a Che Guevara e a revolucionários comunistas que tiveram tantas vezes em suas mãos sangue inocente por uma causa humana. Viva Cristo Rei! Só Deus Vive!

Anônimo disse...

REPUDIO!!!

REPUDIO!!!

Repudio ao professor Felipe:

D. Casaldáliga, D. Paulo Arns já está descansando embora entre nós, também D. Luciano Mendes, D. Ivo, D. Hipólito...um a um dos que erraram o caminho, o Espírito Santo está retirando do palco.

Com que direito ele tem de falar isso? ele é vidente por acaso? E mais uma coisa: só na Espanha tem ateus? generalizando professor?

Nao defendo essa tal TL. mas esse professor foi muito arrogante nas suas colocações. Olhe para si proprio professor. Olha para canção nova cheia de protestantes que vc tanto defende.

REPUDIO!!!

Anônimo disse...

Finalmente alguém se postou contra os absurdos da TL. Não existe opção preferencial dentro do cristianismo! O Cristo dos leprosos, das viúvas, das prostitutas e dos pobres é o mesmo Cristo dos publicanos, do centurião que teve seu filho curado, da rica esposa do procurador de Herodes, dos ricos José de Arimatéia e Nicodemos! A opção preferencial soa como heresia absurda e destoa daquilo que Nosso Senhor quis ensinar! Toda craitura humana deve ser evangelizada, pensar diferente é pecado e grave equívoco contra o Magistério da Igreja!

Anônimo disse...

Prof. Felipe é o Santo Atanásio dos tempos modernos. A teologia da libertação já foi condenada pela Igreja. Ele só está mostrando isso. Curioso é que D. Pedro pode criticar abertamente o Papa e sua própria Igreja, mas prof. Felipe não pode criticar privadamente um punhado de bispos heréticos. É um absurdo!! "A quem muito foi dado, muito será cobrado".

Anônimo disse...

Quer dizer então que se um pobre virar rico, a Igreja lhe vira as costas?!

É por isso que os templos envangélicos estão cheios e as nossas igrejas vão ficando cada vez mais vazias.

Quem gosta de pobreza é teólogo de esquerda. Pobre gosta é de missa com pompa e procissão solene.

Meu total apoio ao Prof. Felipe Aquino.

Anônimo disse...

É uma pena que no mundo existam pessoas como o professor Aquino (falso profeta, falso teólogo e falso cristão.) A única teologia ensinada pelo cristo é a da libertação. Todo aquele que se diz cristão, passa necessariamente pela experiência do Cristo da libertação, ao lado dos pobres e dos marginalizados. Falso também, é o testemunho do professor ao afirmar que conheceu D. Luciano. Nossa Arquidiocese perdeu um grande homem, um pai, mas; certamente ganha um intercessor, junto à Deus, daquele que sabia perfeitamente o que era o Reino dos Céus.

Anônimo disse...

A fumaça de Satanas penetrou no interior da igreja, a divisão penetrou no interior da Igreja. Porque voces se opõem uns contra os outros na tentativa de melhor defender e difundir a verdade? Sendo que voces mesmos é que atraiçoam a verdade, porque o Evangelho de Jesus não pode estar dividido.Voces se proclamam até a favor do Papa e ao mesmo tempo vivem interiormente separado dele, sem tomar conhecimento de seu magisterio e agindo na pratica contrariamente às suas prescrições.É o que acontecem com os seguidores da teologia da libertação, atraiçoam a Igreja e o Papa que nos seus escritos declara-se acertadamente contra tal heresia marxista que esta avassaladora contra o rebanho de Cristo.E quando se levanta um Defensor da Igreja, para desmascarar um propagador da heresia marxista, alertando contra essa peste pior do que a heresia dos albigenses no tempo de São domingos;aparece os defensores da mentira para critica-lo. Se o Filipe Aquino na sua indignação contra a circular de Dom Casaldaliga, citou os nomes de alguns bispos conhecidos;digo a voces para não ficarem revoltados; pois eu pergunto a voces, foram tais prelados que morreram na cruz para nos salvar ou foi Jesus nosso Mestre? Lembram do que São Paulo disse:"Uns dizem, eu sou de Pedro ou eu sou de Apolo..."Ora meus irmãos nós temos que ser é de Jesus que é a Verdade e não seguidores dos propagadores de heresias e que vivem ao sabor de suas paixões desregradas. Me coloco do lado do prof. Filipe Aquino que esta sendo injustamente criticado. Fora com esta heresia abominavel! Convertam-se antes que seja tarde!E parem de seguir a mentira e as forças do mal!

Anônimo disse...

Para o inferno com todas estas discussões! Nem Aquino e nem Casaldaliga são de Deus! Porque na verdade o Deus católico é um sodomita, pois o que há debaixo de tantos paramentos é a luxúria e libertinagem que corre nos bastidores da Igreja. Talvez RR Soares seja mais coerente, pois ele não esconde que está atrás de lucro, o povo o segue consciente, mesmo que enganado! Já na Igreja se faz vênia para o Papa que vem recamado de ouro e de pompas supérfluas para quem se diz ser o sucessor de Pedro (hum... Pedro não usava mitra ou capa, anel, nem tinha brasão... isto me parece orgia do Império Romano). Agora, ajuntar-se a pobre para ser mais um deles, que resolve isso? Comprar briga com os magnatas da Igreja e com o governo não resolve nada, porque pobre sempre tereis...(Jo 12, 8). Outra, morrer com quem já está morrendo é muito fácil! Quero ver morrer com quem vai viver a vida inteira. O que temos a fazer, é pedir que Deus abençõe os ricos já que os pobres são desgraçados de natureza e já acostumaram a viver assim!!!! Fora com o Papa, fora com Aquino e fora com a TL!!!! Salve o Cristo que preferiu se calar diante de Pilatos, pois sabia que estava tudo errado!!!!

Anônimo disse...

TL é isso mesmo atrai até protestante despeitado.

hehehehehe

Unknown disse...

Primeiramente, o sr. Felipe Aquino precisaria buscar um curso de Teologia, nem que seja um curso básico para principiantes, para poder falar em nome da teologia!

Anônimo disse...

prof. Aquino, escrevo prof com letra minúscula; pois não é Teólogo e sim membro de uma Comunidade de Fé?
Gostaria de receber as críticas que circundam o mundo Canção Nova, com alcances e mais alcances de verbas e mais verbas para o reino (ou Reino); de qual reino estamos falando?
Não tens a capacidade de ser como eles todos (citados) foram... e onde quer chegar?
Sua teologia deveria ser a que liberta, como diz às vezes sem pensar em suas aulas; mas o que escreveu, é discriminatório. Se Dom Casaldáliga, necessita voltar para a Espanha para catequizar os ateus, pergunto: com a sua postura anti-cristã, a quem deseja catequizar? Já parou para pensar que em sua Rua, pode haver ateus que o senhor não ainda conseguiu atingir? Preconceituoso, difamatório, invejoso, orgulhoso e só faltou ser mais CURIOSO para conhecer melhor as pessoas das quais critica.
Que Deus, Todo Poderoso e o Espírito Santo o cale mediante às difamações criadas por v.Sa., que se posiciona como, mas é e sempre foi um Professor de Química?
De que lugar vc fala?
Para quem vc fala?
Só faltava o Padre Jonas Abib compactuar de seus escritos...
Inveja mata, prof. Felipe.
Mas a Igreja, como santa e pecadora, pode ainda o perdoar.
A Igreja não precisa mais de profetas, precisa de mártires, que realmente dêem a sua vida pela causa dos homens.

Que pena ter este posicionamento!!!
Aqui se fala, aqui se pena!

Feliz Páscoa, para o Senhor.
E para sua reflexão ter mais peso, encaminho a conlusão do texto: Páscoa, as muitas travessias, de Leonardo Boff:

"Agora, a verdadeira alternativa é: ou a vida ou a ressurreição".

Um abraço cristão,

Anônimo disse...

Sr. Felipe, o senhor não foi muito coerente naquilo que falou sobre o D. Casaldáliga e sobre a tl. Eu respeito a sua opinião sobre a TL, mas o Sr. não pode esquecer que há diversidades de dons e carismas dentro da Igreja como vocês mesmo prega na CN, alias só posso criticar um movimento quando conheço ou quando estou dentro dele daí tenho direito de criticar, mas que seja uma criticas construtiva. O que mais me magoou na sua carta foi de ter falado algumas coisas que não bate com a vida desses homens que lutarão muito pelo povo, como por exemplo: Dom Paulo Evaristo que na ditadura e no regime militar salvou muitas pessoas inocente, Dom Luciano Mendes de Almeida com o seu jeito carinhoso e meigo de ser abria a porta de sua casa para acolher as pessoas menos favorecidas dentro da sociedade muitas vezes dava até a sua própria cama para estas pessoas poderem repousar, sei que o Sr. não falou nada de Dom Helder Câmera, mas não posso falar da TL sem cita- lo, foi um homem que lutou pela dignidade do povo, foi um membro importante dentro do Concílio do Vaticano II, não posso esquecer que foi ele que teve a idéia de formar a CNBB, e a Campanha da Fraternidade, todos estes homens fizerão parte da Tl, há D. Casaldáligana na qual o Sr. o crítica em sua carta, um homem simples que não anda com todas as pompas que um bispo muitas vezes anda, ah estava esquecendo de Dom Oscar Romero de El Salvador que morreu celebrando uma missa por causa de ter lutado pelo direito e a dignidade do povo sofredor e muito outros que deram o seu próprio sangue em favor dos menos favorecido.Escrevo este e-mail para o senhor pensar... Peço-te! Se for possível passa em cima de seu orgulho e pede desculpa a este grande homem que doou toda a sua vida em favor do povo... Nunca é tarde para se arrepender fica com Deus...

Anônimo disse...

Acho que a Igreja tem lugar para todos... e ser Cristãos acima de tudo, é suportamos uns aos outros... Tem espaço para todos... o que falta é compreensão e respeito!!!

Anônimo disse...

É lamentável a postura leviana do Prof. Felipe Aquino! No Evangelho está bem claro que seremos julgados pelo amor que tivemos aos nossos irmãos: "Estive com fome e me destes de comer, estava nu e me vestistes, doente e preso e fostes me visitar..." Coloco-me junto aos irmãos da Arquidiocese de Mariana que se sentem ofendidos pelo nosso querido e saudoso pastor D. Luciano, o santo dos pobres, o que realmente soube colocar em prática o verdadeiro Evangelho!

Anônimo disse...

Que tal o Aquino frequentar um curso de teologia para leigos e leigas e depois visitar os pobres e ricos que estão sequiosos da verdade que liberta e não a que oprime?

Anônimo disse...

Li com atenção os textos do bispo Dom Pedro e do Prof. Felipe.
A polêmica em torno da carta do Prof. Felipe é um falso debate. Isso está claramente visível nas respostas dadas pelo Sr. Claudomiro e pelos Padres Geraldo e José Antônio.
A discussão levantada pelo prof. Felipe não diz respeito a ser a favor ou contra os pobres. O ponto principal, ao qual nenhuma das respostas ousaram discutir, é a de seguir ou não o Papa, a tradição e o magistério.
Fora desse assunto, ficaremos sempre discutindo pontos de vista de cada um.
Não se esqueçam que nenhum de nós contem a verdade. No entanto, a Igreja, através do Papa, recebeu autoridade de Deus para defender a verdade da fé em Jesus Cristo.
Diante dessa verdade de fé da Igreja, ou nós a acolhemos com alegria e cooperamos com a comunhão, ou nós, pelo nossa arrogância de acharmos que temos mais autoridade que o Papa e a Igreja em matéria de fé, escolhemos o caminho que só fomenta a desunião.

Anônimo disse...

depois de ler a carta do Felipe Aquino, fiquei, muito contente,posições como a dele, mostra que nós da TL, estamos no caminho certo, já a historiografia biblica nos mostra que nenhum profeta de Israel baixou a cabeça para a falta de sabedoria de israel,concluindo, na biblia temos,os profetas de Javé e os profetas de Oficio dos Reis e dos sacerdotes do templo, é nesse quadro que o professor Filipe se enquadra. Digo mais, meus irmãos,nossa intituição tem que voltar as suas origems, ler e refletir bem o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo e não ler e refletir mais principalmente praticar aquilo que diz, já que, o que temos é uma serie de contaridições, são tantas mais vou citar apenas três:O Sr diz que o maior seja o servo de todos(Mt 20,24-28)o que vemos hoje é que na vinda do Papa se gastou 25 milhões e que o povo nem perto do Papa pode chega.Paulo fala da presença da mulher no ministerio ordenado(Rm 16,1-2,)Roma estrnda quando se fala da volta da diaconia feminina. Tiago nos orienta que, devemos dar a primeira atenção aos pobres(Tg 2,1-9)enquanto na vinda de Bento XVI, temos mais de 500, lugares p/as autoridades, enquanto o povo estár bem distante. Então meus irmãos é isso que nós da TL denunciamos, se estamos errados então toda biblia errou,porque de Gn a AP,Javé sempre fez preferencia pelos mais excluidos.

Anônimo disse...

Hoje, dia 30 de Abril, é dia de São Pio V, papa e inquisidor-mor que viveu no século em que o Brasil foi descoberto.

São Pio V é particularmente lembrado por tornar obrigatória a missa em latim, por proclamar uma cruzada contra os turcos mulçumanos e por reafirmar a ortodoxia católica no Concílio de Trento, combatendo firmemente os Protestantes.

No entanto, para a turma da TL, São Pio V pertence ao lixo da história.

Para a turma da TL, São Pio V é mais um dos vários papas e santos reacíonários que pululam na Igreja.

Tudo bem.

Mas pelo menos, que a turma da TL seja coerente e tenha coragem de dizer que a religião da TL não é a mesma da Igreja Católica Apostólica Romana que produziu grandes papas e grandes santos como São Pio V.

A turma da TL deveria assumir sua ruptura com o Catolicismo Romano e fundar sua própria igreja.

Sugiro que se chame Igreja da Liberação.

Betto será cardeal, Boff será bispo, Marx será profeta, Guevara será mártir.

O papa? Esse será Chávez.

Pius V, ora pro nobis!

Anônimo disse...

PARECE-ME QUE OS ADEPTOS DA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO , JÁ SE LIBERTARAM MESMO FOI DE ROMA ATÉ AGORA... FALAM MAL DO SEU PROPRIO CHEFE?? ISSO SE CHAMA CISMA, SABIAM? VOCES SÃO CISMATICOS, PORTANTO EXCOMUNGADOS... O QUE ESTÃO FAZENDO DENTRO DA IGREJA CATOLICA SE ESTÃO DE COMPLÔ COM O CHEFE SUPREMO AQUI NA TERRA O SANTO PADRE O PAPA^??? CHEGA A SER RIDICULO!!!!

Anônimo disse...

A VERDADE VOS LIBERTARÁ, DISSE JESUS: E A VERDADE ESTÁ COM NOSSO PASTOR BENTO XVI. NAO PRECISAMOS SER TEOLOGOS PARA ENTENDER QUE JESUS VEIO PARA LIBERTAR OS HOMENS DO PECADO (RICOS E POBRES) OU OS POBRES NÃO OPRIMEM???? CLARO QUE OPRIMEM... QUANDO OS HOMENS, RICOS OU POBRES, LIBERTOS DO PECADO, PORTANTO CONVERTIDOS, NÃO MAIS OPRIMIRÃO SEUS IRMÃOS, VISTO QUE HAVERÁ UMA MUDANÇA EM SEUS CORAÇÕES. MAS UMA MUDANÇA QUE EXIJA REVOLUÇÕES, DESUNIÕES, DESAMOR, JAMAIS ACABARÁ EM LIBERTAÇÃO DE COISA NENHUMA. APENAS ENCHERÁ OS CORAÇÕES DE ODIO, DIVISÕES. JESUS VEIO LIBERTAR O HOMEM DA ESCRAVIDÃO DO PECADO... E NADA MAIS DO QUE ISSO... O RESTO É IDEOLOGIA MARXISTA, LENINISTA, E MAIS ALGUNS ISTAS.

Anônimo disse...

Caros irmãos, quando se diz que conhecereis a verdade e a verdade vos libertara, é justamente essa verdade que não é vivida por alguns setores de nossa igreja, e não foi vivido por muitos Papas na historia da igreja. Não é por menos que o Papa João XXIII, pediu a realização do Concilio Vaticano II. Os Srs. já leram a abertura feita pelo Bem Aventurado João XXIII? Leiam que compreenderam as posições, de nossos irmãos Teólogos da Teologia da Libertação.Lembrem-se também do pedido de Desculpas do Papa João Paulo II, pelos erros cometidos pela Igreja no passado e mais leiam os Atos dos Apóstolos, olhem para igreja primitiva e olhemos para nós hoje. Concordo quando um dos irmãos diz, que Jesus veio nos libertar do pecado, mais meu irmão não esqueça que temos de dar provas concretas dessa libertação como aconteceu com Zaqueu,Susana,O Oficial Romano, já que, quando chegarmos no momento de nossa prestação de contas ao Bom Jesus ele não vai nos perguntar se obedecemos a instituição ou não, e sim se realizamos sua vontade que ficou bém expressa em Mt 25, 31-46.Que o bom Deus ilumine a cada de nós na busca da implantação do Reino de Deus entre nós, e que possamos ser trigo no meio de tantos que oprimem e matam em nome de Deus, enricam sobre a miséria de tantos, lutemos juntos para que a partir de nossas comunidades acha verdadeira partilha e todos cheguem a uma dignidade plena como aconteceu na comunidade de Jerusálem ou será que lá foi uma ficção e não uma história real de vida!?Então fica aqui minha contribuição, finalizando dizendo que,um Deus que não promove vida e não liberta plenamente séu povo de toda opressão,não toma partido por esse povo esse pode ser qualquer Deus menos Javé o Deus Pai de Jesus de Nazaré, já que do Gn ao Ap, Deus sempre tomou partido pelos menos favorecidos,se foi o contrario gostaria que provassem biblicamente e historicamente essa posição, caso contrário continuarei apoiando pessoas como Dom Pedro,Boff, frei Beto e tantos outros que vivem entre nós ou outros que morreram por uma só causa amar o proximo como a si mesmo.

Anônimo disse...

Cristiano, a paz de Jesus

Eu sou leiga, nunca fiz curso de teologia, mas tenho a unção do Espirito Santo em minha vida, e ele me diz que a Igreja precisa sim preocupar-se com os pobres, mas não como primeira opção, a primeira opção da Igreja deve ser com a conversão do coração do homem, coisa que nossa amada Igreja está deixando de lado ultimamente.Quando o homem converter seu coração, (e só depois disso), ele estará pronto para repartir e partilhar seus bens com os irmãos. São Paulo fazia isso, seu dircurso era de conversão espiritual, e como consequencia dessa copnversão havia a partilha. Desde que nossa amada igreja começou a fazer sua opção pelos pobres, os pobres começaram a fazer sua opção pelas seitas. por que será???? não te peço que me dêes razão, sei que o que voces pregam é uma ideologia, e como ideologia é dificil escutar a opinião de pessoas que discordam de vosso parecer, o que lhe peço é apenas uma coisa: pense no que lhe disse... pense com o coração... e peça ao Divino espirito Santo que o ilumine. Amém

Anônimo disse...

Padre Jose Antonio de Oliveira, voce demonstra tanta ódio e preconceito para com a Canção Nova( não pertemçoa Canção Nova, ) apenas tenho orgulho de ser sócia dessa obra de Deus, mas como ia dizendo, não fica bem para alguem que levanta a Hostia e o calice na consagração fomentar tanto ódio por um irmão. Mas isso é normal dentro ta teologia da libertação, infelizmnete,pois ela é uma ideologia, e como tal se comporta, com fanatismo... Professor felipe Aquino não disse nada de mais, voces falam mal de Bento XVI e deve ficar por isso mesmo e nós que o amamos temos que nos calar... Que pena padre Jose Antonio, o sr. não leu ainda todo o Evangelho, não é??? principalmente ode fala da caridade e do perdão. Leia, talvez no Seminário se preocuparam demais em lhe explicar ideologias, mas sempre é tempo...

Anônimo disse...

Só uma correção amigo João,

Boff será cardeal, Betto será bispo, Marx será profeta, Guevara será mártir.

Teologia da libertação é lixo

Anônimo disse...

Pelo que entendi da carta do bispinho casaldaliga, existe um para cada classe social?

Que eu saiba Deus é por todos nós, e o que Deus quer é a nossa salvação, como Nosso Senhor disse: Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus!

Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vem a perder-se a si mesmo e se causa a sua própria ruína?

Anônimo disse...

Para quem ainda tem dúvidas sobre quem é D.Pedro Casaldáliga, vejam em:

http://www.brasilparatodos.org/

joao carlos disse...

Gostaria profundamente de conhecer esse tal de felipe aquino, fazer-lhe umas perguntas como: se ele acha que Cristo foi morto por que não questionava nada no seu tempo.
Esse cara estuda matemática e quer discutir Teologia com um bispo respeitado no mundo inteiro? É um Neo-liberal de bosta, que quer ganhar dinheiro com esses pronunciamentos que colocam cada vez mais cabrestos no povo de Deus!